Sobre Nós


O hoje IBAPE-PE, é um dos institutos de engenharia de avaliação e pericia mais antigos do País, antes Instituto Pernambucano de Avaliações e Perícias de Engenharia– IPEAPE, foi fundado em 12 de janeiro de 1971, e é uma sociedade civil com personalidade jurídica própria, sem fins lucrativos e sem caráter político ou religioso.

Nosso instituto é formado por profissionais das áreas de Engenharia, Agronomia e Arquitetura, devidamente registrado em seus respectivos conselhos de classe, e com atividades voltadas em sua grande parte ao seguimento técnico-cientifico.

O que fazemos

O IBAPE é uma instituição Nacional, ou seja, possui representação na maior parte do território brasileiro, e essa rede é composta pelos IBAPE´s estaduais, sendo Pernambuco representando pelo IBAPE-PE.

O IBAPE-PE tem como propósitos debatercom a sociedade pernambucana aspectos relevantes no âmbito da engenharia de avaliações e das perícias de engenharia, propondo soluções e regulações além de desenvolver técnicas para a elaborações de trabalhos nos segmentos de avaliações e perícias.

O Instituto dispões de comissões e grupos de trabalho que desenvolvem estudos, realizam análises técnicas e trocas de experiencia, sendo resultados destes trabalhos, divulgados em forma de publicações e normas, inclusive muitas delas com a chancela da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, a exemplo da 14.653.

O IBAPE PE também tem por objetivo disseminar conhecimento com a promoção de eventos como cursos, palestras, seminários e congressos, possuindo como ponto forte, o foco na parte técnicas, que evidentemente ninguém melhor para difundir o conhecimento, aqueles que colaboraram para a criação das técnicas e normas em uso no Brasil.

Nosso instituto mantém uma lista atualizada aqui em nosso site, com todos os nossos associados, bem como um minicurrículo com suas principais realizações e competências, para ajudar a toda a sociedade na escolha de profissionais com a devida formação e capacidade para atender as demandas relacionas com nosso foco de atividades.